segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PARQUE ECOLÓGICO DO CÓRREGO GRANDE






Situado em um bairro sem praia e com uma área total de 21,3 hectares, o Parque Ecológico do Córrego Grande conta com uma infra-estrutura diversificada para oferecer ao visitante mais uma alternativa na área de lazer em Florianópolis.
A grande atração do lugar são as trilhas interpretativas. Ladeadas por mata nativa, contam com placas de sinalização e de identificação de cerca de 100 espécies de árvores. Como as placas têm um papel importante no projeto de Educação Ambiental do Parque, elas foram confeccionadas em metal e receberam uma película protetora para que durem mais. Além disso, o Parque conta com uma trilha adaptada para portadores de necessidades especiais.
Quem quiser mais informações sobre a flora e a fauna poderá contar com quiosques para orientação e com guias especializados, disponíveis durante todo o horário de funcionamento.

Esporte, Cultura e Lazer
Depois de conhecer as trilhas, uma boa alternativa é um descanso à beira de um dos dois lagos. Se as crianças não gostarem de ficar paradas, têm como opção o parque infantil e a brinquedoteca, lembrando que para freqüentá-los é necessária a presença do responsável.
As atividades esportivas também são incentivadas dentro do Parque. Para isso, conta com um quiosque da Fundação Municipal de Esportes e com uma quadra poliesportiva. A quadra é aberta a toda a comunidade e para usá-la basta reservar com antecedência.
Nos quiosques do parque acontecem ainda aulas de Yoga e Tai Chi Chuan. A mestre Mônica Santana ministra aulas de Yoga as segundas, quartas e sextas às 8h e as terças e quintas às 16h30. As aulas são gratuitas e para participar basta apenas levar uma esteira para fazer os exercícios. Aos domingos há aulas de Tai Chi Chuan às 10h.

Educação Ambiental
A Fundação Municipal do Meio Ambiente - Floram mantém um viveiro e uma estufa para pesquisa e cultura de mudas nativas. Durante o dia, os visitantes são atendidos por guias que explicam o trabalho desenvolvido pela Floram. No local também são oferecidas oficinas de papel artesanal. O projeto tem como objetivo incentivar as pessoas a adotarem o método dos 3R's (reduzir, reciclar e reutilizar) no dia-a-dia, a partir de pequenas mudanças de hábitos. A oficina é aberta tanto para escolas, grupos de idosos e organizações não governamentais, quanto para a comunidade em geral. Os grupos já formados podem agendar a visita pelo telefone 3338-0021. Já as pessoas da comunidade interessadas em participar do projeto devem fazer o cadastro, e aguardar a formação de grupos com dez alunos.
Rua João Pio Duarte Silva, 535 - Próximo à Ufsc
Horário de funcionamento: Diariamente das 7h às 18h. Durante o verão, o parque fica aberto das 7h às 19h.
Telefone: (48) 3234-3522 e no site floramea.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário